Criando um treinador
Um dos objetivos da página é compartilhar e trocar conhecimento com outros jogadores de Football Manager. As dicas aqui destacadas foram testadas ao longo de muitos anos jogando. Começa aqui uma série de textos (também serão produzidos vídeos) com dicas a respeito do jogo, que buscará ajudar do jogador iniciante ao mais experiente.
Criar um treinador é tarefa fundamental para os rumos que sua carreira tomará e as dificuldades que encontrará ao longo da sua jornada. O treinador que prefere começar em divisões menores ou aquele que deseja figurar na elite desde o início deve ficar atento a esse texto.
Na fase inicial da criação do treinador aparecerão dados básicos como idade, local de nascimento, equipa preferida, se você deseja inserir uma segunda nacionalidade, entre outras coisas. Essas informações aparentemente bobas, são importantes e terão peso no futuro desse treinador.
A imagem abaixo mostra a criação de um treinador que treinará inicialmente ou tem o desejo de treinar o Corinthians futuramente, sendo esse o seu time do coração. Não é difícil prever que se a intenção é um dia treinar o Corinthians, você terá rejeição se colocar como equipe preferida o Palmeiras. Esse é um ponto.
A mesma coisa se dará com a opção de mais equipes preferidas. A imagem acima já traça preferências na carreira. O objetivo aqui era começar a carreira com a Ponte (e é sempre positivo se colocar como torcedor do time em que iniciará a carreira (como você já é um treinador inexperiente e sem reputação, qualquer vínculo contribui tanto para adaptação ao clube quanto para identificação). As outras preferências de time indicam ambição futura de treinar clubes como Corinthians, Boca Juniors e Milan. Mas ao mesmo tempo em que você abre as portas para esses clubes quando tiver o status desejado para se candidatar às vagas, você fecha em clubes rivais. Não quer dizer que não conseguirá treinar um rival, mas na procura por treinadores certamente seu nome será um dos últimos da fila.
Outra dica que ajuda na construção de vínculo com o clube em que iniciará é colocar como local de nascimento a cidade do clube. Aqui no caso, foi colocado São Paulo e não Campinas porque a intenção era ficar pouco tempo na Ponte (para trazer realidade à carreira, vindo de baixo e não começando em time grande), mas sempre que desejar fazer carreira longa em um time faz toda diferença se colocar como nascido na mesma cidade e sendo torcedor desse clube, não é por acaso que na coletiva de apresentação eles te perguntam da realização de um sonho, você entra no clube como um torcedor que teve a oportunidade de comandar o time do coração. Agora se você deseja optar pelo seu local de nascimento real, é bom pelo menos colocar o time que assumirá como um de seus preferidos.
Outra dica é a respeito de novos idiomas e segunda nacionalidade. Para quem não quer abrir mão de ser brasileiro e começar em outro país, não sendo um completo estranho nesse ambiente, o ideal é colocar como segunda nacionalidade aquela do país onde iniciará a carreira, assim como a língua, isso tornará sua carreira mais real (porque é difícil imaginar um time espanhol contratando um treinador brasileiro sem vínculo anterior com o clube e sem falar espanhol, a não ser claro que você conquiste essa moral isso com títulos, mas para começar carreira não fica muito real, e vou sempre estar tocando na realidade da carreira porque sou daqueles que gostam de carreiras com proximidade com a realidade, não tenho nada contra quem começa em clube grande, desde que ao criar a carreira ele crie o treinador de forma mais realista, com algum vínculo com o clube, passado como jogador, esse tipo de coisa).
Também tem a possibilidade de começar na raça também, falando apenas a sua língua materna ou treinar em um país que fala a mesma língua. Eu quando começo Brasil sempre gosto de usar Portugal como ponte para o futebol europeu. E quando começo em time português de cara, gosto de colocar segunda nacionalidade, vínculo com o clube e experiência como jogador. Acho que fica mais real. Mas se trata de um jogo e cada um se diverte como quer, se você deseja começar com o Real Madrid, vá em frente, o negócio é se divertir e testar seus conhecimentos táticos. Sou daqueles sofredores que não gostam de encurtar caminhos.
A questão estética do jogo eu vejo como menos importante, mas dá para criar sua face a partir de uma foto, usar modelos prontos ou ir alterando modelos básicos. A captura nunca funcionou comigo, sempre fica muito estranho e pouco parecido. Mas com paciência e a foto certa se consegue bons resultados.
Outro momento fundamental é escolher seu estilo, que é a essência do treinador. O jogo traz modelo prévios para auxiliar os jogadores a encontrar a forma que desejam. Prefiro criar meu estilo original, mas se você está em dúvida escolha o modelo prévio que te agrada mais e depois faça ajustes de acordo com sua necessidade, tirando pontos de habilidades que não te interessam e remanejando para aquelas que deseja que sejam sua marca registrada. No modelo acima deixei o mínimo de pontos em atributos que eu não me importava para ter pontuação alta em outros. É bom salientar que ao longo do jogo de acordo com sua interação você vai desenvolvendo os atributos.
Como tenho muita experiência no jogo eu sempre começo com a licença máxima e quase sempre como jogador amador, salvo casos de carreiras como eu disse acima, se começar em um clube de outro país sendo brasileiro acho legal colocar pelo menos experiência de jogador local, indicando que posso já ter sido jogador daquele clube (aliás, uma coisa que falta ao FM é colocar entre as experiências prévias do treinador, ter sido ídolo do clube, também penso que deveria se ter a oportunidade de escolher técnicos reais, mas isso é coisa para outro texto).
Essa configuração que utilizo acima me permite bons atributos de treino, mas limita meus atributos psicológicos, como gestão de grupo, relação com a diretoria, mas é uma opção que faço porque acho que consigo melhorar isso ao longo da carreira, como participando de coletivas, palestras de jogo e conversando com direção e jogadores. Esse treinador criado na imagem terá muito conhecimento tático e teórico e terá que evoluir na questão do vestiário, gestão e imprensa. Os únicos atributos que deixo altos são conhecimento de jogadores e da base, para que quando eu for pesquisar jogadores para comprar eu consiga ver mais dados antes dos relatórios dos olheiros.
Se pensar um perfil contrário, onde você coloca uma licença mais baixa e uma experiência como jogador mais alta, a lógica se inverte, você vai ser o paizão do vestiário, talvez terá menos problemas de grupo e conseguirá mais coisas da diretoria, mas na parte tática terá dificuldade. Dois pontos devem ser chamados a atenção para esse segundo perfil, dependendo da licença que colocar você não poderá treinar em certos níveis, que exigem formação mínima, você até pode conseguir essa licença solicitando o pagamento de cursos pelos clubes que treinar, mas não é uma boa ficar dependendo disso.
A verdade é que faz tanto tempo que não crio o treinador boleirão, que nem sei mais se a gente consegue as licenças no jogo, mas acredito que sim. Agora quando se cria treinador com passado como atleta de elite você tem facilidade de conseguir boas propostas por ser um nome conhecido no futebol, mas tem não pode esquecer de ter uma formação boa.
Ao meu ver o ideal é focar no perfil que deseja ser, e como a gente tá quase sempre começando em times com equipe técnica reduzida acho importante que tanto o treinador quanto o auxiliar técnico tenham bons atributos de treino, porque já economiza o gasto com dois preparadores e pode representar uma melhor distribuição na carga e qualidade nos treinos.
Após esses passos é escolher o time e ir ao trabalho.
Uma nota breve que acho importante e que talvez os jogadores iniciantes não percebam é a possibilidade de criar mais treinadores no mesmo save. Isso é pouco utilizado hoje devido a maior difusão tecnológica, mas na minha época foi assim que comecei, jogando na casa de amigo que tinha computador e a gente ia revezando, na era do jogo online, isso parece pré-histórico, mas salvou gente como eu que não tinha grana para comprar.
Siga o Saga Manager no Facebook, Instagram e YouTube.